1. É muito rica em proteína
Isto faz com que se torne num ótimo aliado para quem faz exercício físico. Além de fornecer muita energia ao corpo e o deixar sem fome durante bastante tempo, ajuda a aumentar o volume de massa muscular, porque reconstrói o músculo (que é destruído enquanto treina) e fortalece-o, enquanto dorme.
2. Não engorda, dá energia, sacia durante muito tempo e é bom para os diabéticos
A aveia é um cereal muito rico em hidratos de carbono, mas dos bons, que nos deixam satisfeitos durante mais tempo e nos dão muita energia. São os hidratos de carbono de absorção lenta. Eles funcionam assim: fazem com que o açúcar seja disparado de forma muito gradual para o sangue, o que faz com que este seja utilizado apenas como fonte de energia imediata e não se acumule em forma de gordura. Esta libertação lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis no sangue – “uma excelente novidade para os diabéticos”.
3. Ajuda a controlar os níveis de colesterol
Aqui é a fibra que atua. Ela ajuda a baixar os níveis de colesterol porque “diminui a absorção do mau colesterol pelo organismo”. As vantagens disto são a redução da pressão arterial e um coração mais saudável, por causa da “redução do risco de doenças cardiovasculares.”
4. Evita a prisão de ventre
“A fibra que apresenta ajuda a evitar a prisão de ventre”, explica a nutricionista.
5. Reduz o risco de cancro
Além do cancro da mama, reduz a possibilidade de cancro no cólon porque impede a proliferação de células cancerígenas nesta zona
6. É de fácil consumo
Pode triturá-la em batidos, em farinha no pão, em panquecas. Pode coloca-la em iogurtes, ou fazer as “famosas papas de aveia”. É um alimento que pode utilizar na alimentação de todos os dias.